PROJETOS ESPECIAIS

AS RIQUEZAS DE NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS – CAMPOS DO JORDÃO

O Parque da Lagoinha, em parceria com a SABESP e com a Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão e com o apoio do PEACE Ambiental, compartilha este vídeo educativo sobre os recursos hídricos de Campos do Jordão e região.

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Recicla Óleo, que tem o objetivo informar e orientar sobre os impactos causados pelo despejo de óleo de cozinha na rede de tratamento de esgoto de Campos do Jordão e na natureza.

Nossa Região!

 

Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira, região Sudeste do Brasil, com divisas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As microbacias juntas, formam uma unidade de gerenciamento de recursos hídricos chamada UGRH Serra da Mantiqueira, que abrange também os municípios de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. Possui uma área de aproximadamente 686 km2, equivalente à 96.078 campos de futebol. Essa região abriga importantes cursos d’agua que auxiliam na manutenção do bioma da Mata Atlântica que se desenvolve por aqui.

Nesta região, o período de estiagem coincide com o inverno, quando muitas pessoas vêm para Campos do Jordão aproveitar o clima preservado e frio. São mais de 1 milhão de pessoas em cada temporada que passam pelo município, aumentando muito o consumo de água. Impactos da população flutuante atrelada ao turismo sazonal, acarretando em aumento do consumo de água, a geração de resíduos sólidos e esgotos.

Fazendo a nossa parte!

A recarga das reservas subterrâneas através da infiltração das chuvas e a preservação de áreas com nascentes e margens de rios é de extrema importância para nossa qualidade de vida.

O incentivo e sensibilização da população e visitantes quanto a necessidade de poupar as reservas naturais de água em época de estiagem, também são um fator favorável. Precisamos considerar a posição das moradias em relação à margem dos rios e córregos, mas também nas cabeceiras, contribuindo para diminuir o histórico de eventos de inundação. O meio físico da região apresenta bastante fragilidade, devido às altas declividades, tornando o problema da erosão e escorregamentos muito importante para o planejamento dos recursos hídricos.

A educação ambiental e sensibilização social está relacionada a diversos fatores, tais como:

  • separação dos resíduos para coleta seletiva;

  • recuperação e preservação dos recursos naturais, incluindo a conservação do solo;

  • plantio das matas ciliares;

  • utilização estratégica da água;

  • ações pautadas para combater a pobreza;

  • medidas e ações no combate à erosões;

  • incentivo à participação dos agentes locais, via formação e fortalecimento das associações que posam se mobilizar e contribuir.

A formação de agentes ambientais e de gestores de recursos hídricos com nova cultura hídrico-ambiental pode ampliar bastante a perspectiva da população, por meio de Educação Ambiental.

Acreditamos que a educação ambiental deve ser acessível e fazer parte do ensino desde o início. Para tanto temos, além da sensibilização, uma forte atuação neste sentido. Veja o trabalho realizado pela nossa equipe de agentes ambientais nas escolas da região!

REALIZAÇÃO

REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO