“Recicla Óleo” de olho nas futuras gerações!
Campanha mobiliza escolas pelo descarte consciente do óleo de cozinha.
A serra Mantiqueira é riquíssima em recursos hídricos, com inúmeros mananciais, rios e córregos que mantém vivo o ecossistema da região. O homem, mesmo ciente da importância da preservação, agride e polui o meio ambiente. Com a inauguração da estação de tratamento, em 2014, o esgoto doméstico deixou de ser o principal problema. Hoje, o vilão é o óleo de cozinha.
Se os adultos são cabeça-dura, a salvação está nas futuras gerações. Por isso, a campanha “Recicla Óleo”, promovida pelo Parque da Lagoinha em parceria com a Sabesp, entra em uma nova fase de mobilização junto às crianças da rede municipal de ensino. O objetivo é conscientizar sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado, que infelizmente muitos ainda despejam no ralo da pia.
Aprendendo na prática
Segundo Ana Carolina Nascimento, educadora ambiental do projeto PEACE, nesta etapa da campanha o alvo são as escolas do Ensino Fundamental I e II. “Estamos promovendo atividades que orientam sobre os impactos causados pelo despejo de óleo na natureza e na rede de tratamento de esgotos do município de Campos do Jordão”. Para despertar a curiosidade das crianças, são feitos experimentos científicos que demonstram na prática a degradação ao meio ambiente.
Apenas 1 litro de óleo é suficiente para contaminar mil litros de água. Como é menos denso, ele não se dissolve e também causa sérios danos à estação de tratamento de esgotos, provocando entupimentos e falhas no sistema. “Levamos todo o material necessário para as salas de aula. Assim, os alunos entendem de uma forma fácil o problema que pode ser evitado ao encaminhar o óleo para reciclagem”, explicou a educadora.
As ações são feitas por meio de agendamento. Paralelamente, a campanha continua forte na internet, com vídeos educativos nas redes sociais e divulgação dos locais de coleta do óleo de cozinha usado, que são chamados de ecopontos.
Como doar o óleo nos ecopontos?
O óleo de cozinha não deve ser jogado fora, mas reciclado. Ele serve como matéria-prima para fazer sabão, biodiesel, tintas entre outros produtos. É super fácil contribuir com a campanha. Basta esperar o óleo usado esfriar, colocá-lo em garrafas pet e levar em um dos pontos de coleta.
Na primeira etapa da campanha, mais de 400 litros foram arrecadados e entregues para a Associação Recicla Mais, uma iniciativa que gera renda para famílias a partir do material transformado durante o processo de reciclagem. “Queremos que a população conheça ainda melhor a campanha e a importância do engajamento de todos. As consequências do despejo de óleo nos rios é muito grave e a melhor opção é evitar”, concluiu Ana Carolina.
Caneta e papel na mão para os endereços dos ecopontos em Campos do Jordão.
Pontos de Coleta
Escola Municipal de Ensino Fundamental
Dr. Antônio Nicola Padula
A. Dr. Antônio Nicola Padula, 128
Capivari
Campos do Jordão – SP