No ralo da pia, não!
Campanha “Recicla óleo” mobiliza Campos do Jordão para o descarte correto do óleo de cozinha
Em ambos os casos os danos são gravíssimos. O óleo no aterro sanitário aumenta a carga orgânica de dejetos e, por consequência, reduz sua vida útil. Já em contato com a rede de esgoto, o impacto é ainda maior. Apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar 25 mil litros de água, o que coloca em risco a qualidade dos rios e mananciais de Campos do Jordão. Além disso, também causa a mortandade de peixes e outras espécies.
Falta de conscientização ameaça tratamento de esgotos
A poluição não é a única consequência. O óleo de cozinha jogado no ralo também causa sérios problemas de saneamento. Como é menos denso que a água, ele não se dissolve e provoca entupimentos e falhas no tratamento de esgotos. Campos do Jordão possui uma das mais modernas estações do país. Sua tecnologia utiliza lodos ativados combinados com membranas filtrantes que aumentam a capacidade de absorção das impurezas. Em contato com o óleo, o sistema fica comprometido gerando gastos elevados com manutenção.
Os dados são alarmantes e exigem uma ação imediata. Para mudar essa realidade, o Parque da Lagoinha, a Sabesp e o Peace Ambiental lançam a Campanha Recicla Óleo! O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha. Entre as estratégias estão a produção de lives nas redes sociais com especialistas para alertar sobre a degradação ambiental e convocar moradores, turistas, proprietários de hotéis e restaurantes para uma mudança de comportamento.
Nesta região, o período de estiagem coincide com o inverno, quando muitas pessoas vêm para Campos do Jordão aproveitar o clima preservado e frio. São mais de 1 milhão de pessoas em cada temporada que passam pelo município, aumentando muito o consumo de água. Impactos da população flutuante atrelada ao turismo sazonal, acarretando em aumento do consumo de água, a geração de resíduos sólidos e esgotos.
Ecopontos vão receber óleo usado para reciclagem
Mas, o que fazer com o óleo? A campanha também vai promover uma coleta seletiva. Ao contrário do que muitos pensam, o óleo de cozinha não deve ser jogado fora, mas reciclado. Para garantir o reaproveitamento, ecopontos serão montados em locais de grande circulação, como supermercados, escolas, pontos turísticos e praças.
É super fácil contribuir. Basta esperar o óleo esfriar e depois colocá-lo em garrafas pet. Cartazes com as instruções sobre o armazenamento serão colocados nos postos de entrega. O material arrecadado será encaminhado para empresas de reciclagem.
Um gesto simples, mas com grandes resultados para a preservação da natureza e o pleno funcionamento da estação de tratamento de esgotos, obra de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida de Campos do Jordão.
Campanha também vai reciclar vidas!
Além de toda a mobilização ecológica, a campanha pretende ainda gerar novas oportunidades de negócios em Campos do Jordão. Um curso será criado para formar mão de obra especializada na reciclagem do óleo de cozinha. Os alunos vão aprender a fazer sabão, entre outros produtos.
Assim, conquistam uma profissão que literalmente estava indo para o ralo.
As aulas serão ministradas no Parque da Lagoinha. Todo o conteúdo será gravado em vídeo para o lançamento de um curso também online aos futuros interessados. Com esta iniciativa, o Recicla Óleo contribui com o desenvolvimento socioeconômico de Campos do Jordão.
Para maiores informações, entre em contato através do telefone/WhatsApp (12) 99600-5389.
Pontos de Coleta
Escola Municipal de Ensino Fundamental
Dr. Antônio Nicola Padula
A. Dr. Antônio Nicola Padula, 128
Capivari
Campos do Jordão – SP